História

Numa optica de crescimento, entendeu esta direção do Centro Social de Cete, partir para um novo conceito de residencia, para a 3ª idade, proporcionando aos utentes o conforto de um verdadeiro“hotel”. 

Projetado por um conceituado gabinete de arquitetura deste concelho, Spaceworkers,  este edificio arquitectónico  assenta num jogo de sobreposição de volumes que se adaptam a topografia do local em busca de um equilíbrio formal e funcional do qual resulta a sua organização interior. Esta relação entre os volumes permite o prolongamento dos espaços interiores para o exterior tirando partido da cobertura dos volumes inferiores que aqui são tratadas como terraços acessíveis.
Funcionalmente o edifício apresenta-se tripartido com os serviços distribuídos ao longo dos diferentes níveis permitindo uma rápida e fácil mobilidade de utentes e funcionários, entre os seus diferentes níveis. Os serviços comuns a todo o edifício encontram-se localizados no piso intermédio tornando assim as distâncias a percorrer equivalentes, independentemente do piso onde o utente se situa.

O piso da entrada, é aqui o piso intermédio do edifício, sendo neste nível que se situam as zonas sociais, administrativas e funcionais da unidade e as comunicações verticais para a distribuição para os pisos abaixo e acima respectivamente.

Desde o nível da entrada, o edifício desenvolve-se um piso a cima e um piso a baixo da cota de soleira. O piso inferior apesar de se encontrar abaixo da cota da rua, tira partido da topografia do local e abre-se para a paisagem envolvente permitindo não só explorar a paisagem local como também garantir um fácil acesso ao exterior desde qualquer um dos seus espaços interiores.
O piso acima da cota de soleira, o 1º andar, é na sua generalidade destinado a quartos, que usufruem de acesso directo ao exterior, para o terraço que se estende sobre o piso do R/C.
A sua implantação teve sempre em vista, uma forte relação com o local, procurando minimizar o seu impacto na paisagem, enquanto procura tirar partido a todos os níveis da sua privilegiada localização, proporcionando aos seus utilizadores um constante contacto com o exterior.